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ATUALIDADE

Prorrogação do prazo de registo do livro de reclamação online até 31/12/2019

Durante os próximos seis meses não terá lugar a instauração de processos de  contraordenação  aos  operadores  económicos  que  ainda  não  estejam registados na plataforma digital do Livro de Reclamações por parte da ASAE, entidade com atribuições de fiscalização administrativa desta matéria. Na prática, os operadores económicos poderão continuar a realizar a sua adesão à plataforma digital do Livro de Reclamações até 31 de Dezembro de 2019

As empresas vão ter até 31 de Dezembro de 2019 para disponibilizarem aos consumidores o livro de reclamações eletrónico.

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SONDAGEM "O INTERIOR"

AS PESSOAS ACREDITAM NA REVITALIZAÇÃO DA ACG

O jornal “O Interior”, um credível e importante órgão de comunicação da nossa região, iniciou ontem uma sondagem aos seus leitores, questionando sobre a viabilidade da Associação Comercial da Guarda.

É com satisfação que verificamos que, quase 70% das pessoas que responderam ao inquérito até ao momento, acreditam na recuperação da Associação, mesmo antes de ter sido apresentado o Projeto de Revitalização.

Um primeiro resultado que acreditamos traduz a opinião e sentimento dos empresários do distrito e das pessoas, de uma forma geral.

O apoio de todos vai ser fundamental para voltarmos a ter uma Associação Comercial saudável e focada na defesa dos interesses dos seus Associados e da Região.

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28.06.2019

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Livro de Reclamações Online


Livro de Reclamações Online
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LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO 

Prezados Associados,

Desde o passado dia 2 de julho de 2018, passou a ser obrigatório deter o livro de reclamações eletrónico. De momento a implementação do livro de reclamações eletrónico está numa fase de adaptação, na qual todos os fornecedores de bens e serviços dispõem de um ano (02 de julho de 2018 até 01 de julho de 2019) para o disponibilizar.

As actividades económicas abrangidas são as que são fiscalizadas pela ASAE (ex. estabelecimentos de restauração ou bebidas, lavandaria, limpeza a seco e engomadoria, cabeleireiro, beleza ou outros de natureza similar, de tatuagens e colocação de piercings, de manutenção física, de reparação de bens pessoais e domésticos, de estudos e de explicações, funerárias, prestamistas, estabelecimentos hoteleiros e agências de viagens).

O seu registo é feito no site www.livroreclamacoes.pt/entrar , onde preenche um formulário com os dados da sua entidade e de seguida receberá através do e-mail de registo as credenciais de acesso. Ao realizar a inscrição no portal, recebe automaticamente 25 “folhas” de reclamação em formato eletrónico.

Os fornecedores de bens e prestadores de serviços devem divulgar nos respectivos sites na Internet, em local visível e de forma destacada, o acesso à Plataforma Digital. Os fornecedores de bens e prestadores de serviços que não disponham de sítios de internet devem ser titulares de endereço de correio eletrónico para efeitos de receção das reclamações submetidas através da Plataforma Digital.

Caso seja realizada uma reclamação à entidade, esta tem 15 dias úteis para responder, caso não o faça será coimado.

Nota muito importante: O livro de reclamações eletrónico não substitui o livro de reclamações físico, que deve estar visível no estabelecimento, por isso ambos os formatos tanto físico como digital são obrigatórios.

 
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